O índio é um elemento metálico tão macio que pode ser arranhado com as unhas ou até mesmo mordido; o que não deve ser feito! O elemento índio pode formar óxidos que são tóxicos se ingeridos.
Outros elementos metálicos puros podem ser ainda mais macios, como por exemplo o sódio ou lítio; mas estes reagem explosivamente com a água gerando compostos alcalinos e hidrogênio. Esses sim seriam arriscados de colocar na boca! [jamais tente fazer isso]
No vídeo abaixo é possível ver a formação instantânea de uma liga dos elementos índio e gálio. A simples fricção entre os dos metais gera uma liga com baixo ponto de fusão, que fica líquida em temperatura ambiente. A temperatura de fusão da liga pode variar bastante com a composição da mistura ou pela presença de outros elementos nas amostras.
A utilização multifacetada dos compostos de índio em dispositivos eletrônicos encontra um contrapeso na sua escassez relativa e na exaustão progressiva das reservas acessíveis para mineração eficiente. Entretanto, a busca intensificada por substitutos funcionais e materiais inovadores, aliada a avanços no desenvolvimento de tecnologias de reaproveitamento, projeta que a limitada disponibilidade do índio dificilmente constituirá um obstáculo intransponível para o contínuo progresso tecnológico, com novas soluções disruptivas vislumbrando contornar essas limitações de maneira cada vez mais sofisticada.
Vídeo com legenda em português. Veja aqui como ativar a exibição.
Não se preocupe! O Maxim Thoisoi que aparece no vídeo mordendo um pedaço de índio metálico ainda está vivo. Apesar de ter realizado um experimento nada saudável.
Texto e legenda escritos por luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.