Número atômico: 23
Peso atômico (massa atômica relativa): 50,9415(1)
Ponto de fusão: 2183 K (1910 °C)
Ponto de ebulição: 3680 K (3407 °C)
Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.
Vídeo antigo
Os diferentes estados de oxidação do vanádio podem apresentar diferentes cores.
Se o vanadato de sódio está dissolvido em ácido diluído, temos uma solução com coloração amarelada. Isto porque contém o íon VO2+.
Ao agitar com a solução com uma amálgama de zinco (zinco com mercúrio), o primeiro produto terá uma cor azulada, que é devido ao íon VO2+, e mais agitação leva à formação de V3+. E após isto uma cor lilás surge devido ao íon V2+.
Veja a sequência no vídeo abaixo.
(sem legendas em português)
Grupo 5 (antigo grupo VA)
Período 4
Bloco d
Será difícil encontrar algum produto que contenha vanádio. A solução é comprar na internet uma amostra de vanádio, que custa em torno de 10 euros.
O elemento é nomeado em homenagem à ‘Vanadis’, o antigo nome nórdico para a deusa escandinava Freyja.
A estrutura eletrônica do vanádio pode ser usada para desenvolver tecnologias avançadas de bateria com maior capacidade de armazenamento de energia?
Sim. Por exemplo, as baterias de fluxo redox de vanádio (VRBs) utilizam a reação de oxidação-redução de íons de vanádio em diferentes estados de oxidação para armazenar e liberar energia elétrica. Os VRBs têm potencial para armazenar grandes quantidades de energia e têm um longo ciclo de vida, tornando-os uma tecnologia promissora para sistemas de armazenamento de energia em larga escala.
– Elemento químico ´Vanádio´
Eduardo Motta Alves Peixoto
Química Nova na Escola – N° 24, novembro/2006