Os sais contendo sódio já eram conhecidos desde a antiguidade, mas foi somente em 1807 que o químico inglês Humphry Davy realizou um experimento para isolar o sódio metálico.
Humphry Davy
As primeiras experiências de Humphry Davy com a eletrólise foram com os sais dissolvidos em água. Ao inserir na solução os eletrodos conectados à uma bateria o resultado era apenas uma eletrólise da água. Então em outubro de 1807, aos 28 anos de idade, enquanto realizava experimentos substituindo a solução aquosa salina pelos sais fundidos, conseguiu obter uma certa quantidade do elemento potássio metálico; na mesma linha de raciocínio alguns dias depois ele prosseguiu para realizar eletrólise de outros sais, obtendo então no cátodo o elemento sódio metálico à partir do hidróxido de sódio (NaOH) fundido. Neste caso ele relatou ser necessária uma corrente maior do que a utilizada na produção de potássio. Outros elementos isolados por Davy foram: bário, estrôncio, cálcio, boro e magnésio.
Restava ainda a necessidade de provar e argumentar que o sódio e potássio eram elementos metálicos (substâncias simples). Joseph Gay-Lussac e Louis Thenard eram os principais questionadores da descoberta de Humphry Davy – disputa esta encerrada em 1810 quando os próprios realizaram experimentos que concordavam com as interpretações de Davy. [para mais detalhes veja “Buci, J. R. (2012). Humphry Davy e a questão da classificação do potássio e do sódio. Universidade de São Paulo.“]
O elemento sódio é abreviado na química como Na. A origem está na palavra em latim natrium – referente ao natrão (carbonato de sódio) usado pelos egípcios.
A palavra sódio, é dita ter origem do árabe suda – que significa dor de cabeça. Em latim, o carbonato de sódio usado no tratamento destas dores de cabeça era conhecido como sodanum.
(clique na imagem para ampliar)
Versão em PDF
Fonte: Banks, Alton. “Sodium.” Journal of Chemical Education 67, no. 12 (1990): 1046.
Veja também
– Vulcão com potássio de Davy
– Como funciona uma Lâmpada de Davy
Texto escrito por luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.