Sim, é possível queimar um metal! A clássica queima do magnésio é um bom exemplo disso.
O vídeo abaixo mostra a queima de pequenas quantidades de pó de alumínio que são ‘sopradas’ sobre uma chama de um bico de bunsen.
No entanto, uma barra ou uma panela de alumínio não queimam porque precisariam de uma temperatura muito alta para iniciar a reação. Além disso, a presença natural de uma camada de óxido de alumínio sobre o metal dificulta muito a reação de queima.
Em caso de um incêndio de grandes quantidades de pó de alumínio, não é uma boa ideia tentar apagar o fogo utilizando água; pois a água poderia reagir com o alumínio quente, causando a formação de óxido de alumínio e gás hidrogênio. Esse gás hidrogênio formado pode também reagir com o oxigênio do ar, formando água, e liberando ainda mais energia.
A potência da reação do alumínio em presença de água foi utilizada em pesquisas de propulsão de foguetes, no projeto batizado de ALICE, que consistia basicamente na mistura de nanopartículas de alumínio e gelo. Veja uma demonstração no vídeo abaixo:
Texto escrito por luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.
Boa noite, sei que o post é antigo mas gostaria de dizer que foi muito proveitoso, gosto muito de química e sou facinado por pirotecnia, minha pergunta é a seguinte, posso utilizar alumínio puro em pó( papel alumínio raspado) mais alguma substância que possua muito oxigênio nas moléculas como o FeO2, para produzir um combustível para foguetes caseiros?
Existem foguetes feitos com alumínio e gelo. Por exemplo, veja este: https://en.wikipedia.org/wiki/ALICE_(propellant)