Discuta no grupo quais palavras serão permitidas. A sugestão é permitir apenas palavras que façam sentido. Outra possibilidade é liberar, ou não, palavras em outras línguas.
Decida a ordem dos jogadores.
Regras:
Um temporizador é configurado para 2 minutos (ou outro tempo pré-determinado).
Todos os jogadores devem criar palavras usando símbolos da tabela periódica durante o tempo determinado. Para um nível maior de dificuldade é possível estipular que um determinado elemento deva necessariamente fazer parte das palavras criadas.
As palavras devem ser formadas usando apenas os símbolos dos elementos como letras. Sendo possível repetir o mesmo símbolo de um elemento na mesma palavra.
Quando o tempo acabar, os jogadores param de formar palavras.
Cada jogador, na sua vez, lê as palavras que formou. Se uma palavra estiver na lista de palavras permitidas e obedecer às regras, o jogador ganha pontos com base na complexidade da palavra. A complexidade pode ser determinada pelo número de elementos usados, pela raridade dos elementos ou por um sistema de pontuação pré-definido.
Anote as pontuações na folha de pontuação.
O próximo jogador escolhe um novo símbolo e o processo se repete.
O jogador com a maior pontuação ao final do jogo é o vencedor.
Variação: Para tornar o jogo mais desafiador, os jogadores podem ser incentivados a formar palavras com um número mínimo de símbolos dos elementos (por exemplo, palavras com pelo menos 3 símbolos).
Veja uma sugestão de tabela de pontuação abaixo:
Palavras com 2 elementos: 1 ponto
Palavras com 3 elementos: 3 pontos
Palavras com 4 elementos: 6 pontos
Palavras com 5 ou mais elementos: 10 pontos
Veja abaixo possibilidades de palavras formadas com os elementos químicos.
CaFe (Cálcio, Ferro): “cafe”
CoMo (Cobalto, Molibdênio): “como”
CAsO (Cálcio, Arsênio, Oxigênio): “caso”
VArAs (Vanádio, Argônio, Arsênio): “varas” (plural de vara)
O material acima foi produzido com ajuda de inteligência artificial. O texto foi então revisado, corrigido e adaptado pelo Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle (Universidade Federal do Pampa).