Número atômico: 2
Peso atômico (massa atômica relativa): 4,002602(2)
Ponto de fusão do hélio: 0,95 K a 26 atm (-272,2 °C)
Ponto de ebulição do elemento hélio: 4,22 K (-268,93 °C)
Onde existe e qual é a utilidade do hélio?
Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.
Vídeo antigo
Grupo 18 (grupo dos gases nobres)
Período 1
Bloco s
Você pode encontrar o hélio em balões de festas do tipo que flutuam. O indicado é que o hélio seja armazenado em uma ampola ou cilindro adequado. Os balões perderão lentamente o hélio por serem porosos.
O nome é derivado do grego, ‘helios‘ que significa Sol, pois foi analisando a luz da coroa do sol que o hélio foi detectado pela primeira vez.
À medida que nos aprofundamos no estudo do hélio e de outros elementos, somos lembrados de que eles são blocos de construção fundamentais do universo e seu estudo pode aprimorar nossa compreensão do cosmos e nosso lugar dentro dele. O hélio, como todos os elementos, é um lembrete dos mistérios e maravilhas do universo, que estamos apenas começando a desvendar.
Por que o hélio é usado em máquinas de ressonância magnética?
O hélio líquido é usado em máquinas de ressonância magnética porque é usado para resfriar os ímãs supercondutores que geram o poderoso campo magnético usado no processo de geração de imagens. Os ímãs devem ser resfriados a temperaturas muito baixas para funcionarem corretamente, e o hélio é um refrigerante eficiente para esse fim, pois tem baixo ponto de ebulição e é inerte, ou seja, não reage quimicamente com outros materiais. Além disso, a alta condutividade térmica do hélio ajuda a transferir o calor dos ímãs com eficiência, e sua baixa viscosidade permite um fluxo fácil através do sistema de resfriamento.
Quais elementos químicos estão sendo criados no Sol agora?
O Sol é composto principalmente de hidrogênio e hélio e, por meio da fusão nuclear, cria hélio a partir de átomos de hidrogênio. Além do hélio, o Sol também cria pequenas quantidades de outros elementos químicos, como por exemplo, o carbono, nitrogênio e oxigênio, por meio de um processo conhecido como ciclo CNO. Esses elementos são então expelidos para o espaço através do vento solar e podem eventualmente ser incorporados a planetas e outros corpos celestes.
É possível produzir hélio através da fissão nuclear?
Sim, é possível produzir hélio por fissão nuclear. Durante uma fissão nuclear, elementos pesados como urânio ou plutônio são bombardeados com nêutrons, o que os faz se dividir em dois ou mais elementos mais leves e liberar energia. Um dos produtos dessa reação pode ser o hélio, embora não seja o resultado mais comum e normalmente ocorra em quantidades muito menores em comparação com o hidrogênio e outros elementos mais leves. A produção de hélio através da fissão nuclear não é uma fonte significativa do elemento e é principalmente um subproduto da geração de eletricidade em usinas nucleares.
– Hélio e as mudanças climáticas – A ciência e tecnologia
– Hélio líquido – parte 1
– Balão comestível com hélio
– Um elemento em perigo de extinção?
– Hélio líquido e os balões de festa
– Nascimento do hélio
– Hélio disfarçado de hidrogênio
– Propriedades físicas do elemento