Número atômico: 31
Peso atômico (massa atômica relativa): 69,723(1)
Ponto de fusão: 302,15 K (29,76 °C)
Ponto de ebulição: 2477 K (2204 °C)
Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.
Solidificação do gálio
Ao passar da fase líquida para a sólida ocorre um aumento do volume ocupado pelo elemento. Este aumento é na ordem de 3%, mas é suficiente para romper um frasco de vidro que for preenchido com o material.
Veja no vídeo abaixo o efeito. (o vídeo foi acelerado em 10 vezes para apressar a visualização)
Ataque ao alumínio
De forma semelhante ao que ocorre ao colocar mercúrio sobre o alumínio, também podemos causar a fragilização do alumínio com o uso de gálio.
No vídeo abaixo demonstram inicialmente o que ocorreu com uma lata de alumínio ao ser deixada em contato por algumas horas com o gálio. Você poderá perceber que o alumínio ficou quebradiço, quase que esfarelando ao contato.
O mesmo teste foi repetido com um dissipador de calor que normalmente é utilizado em resfriamento de CPU de computadores. Para isto, inicialmente a camada de óxido do alumínio, naturalmente presente sobre o metal, foi arranhada com uso de uma lima. Então uma gota de aproximadamente 10 gramas de gálio foi colocada no centro da peça que permaneceu levemente aquecida para manter o gálio líquido.
Deixado o gálio em contato com o alumínio de um dia para o outro, foi possível perceber que ocorreu uma fragilização da peça, principalmente nas aletas.
Grupo 13 (antigo grupo IIIB)
Período 4
Bloco p
Amostras de gálio pode ser encontradas para vender em alguns sites da internet.
É derivado do nome em Latin para a França, ‘Gallia‘.
Como o gálio se compara a outros metais em termos de propriedades e usos?
O gálio é um metal com propriedades interessantes que o distinguem de outros metais. É um metal com baixo ponto de fusão, derretendo a 29,76°C (85,57°F) e também tem um baixo ponto de ebulição, o que o torna muito útil em aplicações de alta temperatura, como eletrônica. Também é bastante reativo, o que o torna útil como catalisador. O gálio é usado em uma variedade de aplicações, inclusive na produção de semicondutores, LEDs e dispositivos termoelétricos, bem como na liga de outros metais para aumentar sua resistência e melhorar sua condutividade elétrica. Além disso, o gálio tem aplicações médicas na forma de gálio-68, um isótopo radioativo usado para diagnóstico médico por imagem em medicina nuclear.
–A colher que some
– Comparação com o mercúrio líquido
– Espelho feito com gálio
– Mudanças de fase do gálio