Elementos

Ferro

Fe

Número atômico: 26
Peso atômico (massa atômica relativa): 55,845(2)
Ponto de fusão: 1811 K (1538 °C)
Ponto de ebulição: 3134 K (2861 °C)

Mais informações

Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.

Vídeo anterior

Áudio

Imagens

Clique para ampliar


Playlist – Ferro

Experimentos

Queimando palha de aço.

Posição do ferro na tabela periódica

Grupo 8 (antigo grupo VIII)
Período 4
Bloco d

clique na imagem para ampliar

Como colecionar?

Pegue um pedaço de uma palha de aço – popularmente conhecido como Bombril.

Origem do nome

O nome ferro tem origem na palavra em latim ferrum. A palavra ferrum possivelmente do antigo ´ferzom’, podendo ter entrado no latim por meio dos etruscos.

Libras

Seleção de perguntas e respostas

É possível ter ferro na fase gasosa?
Sim, o ferro pode existir na forma gasosa, mas requer temperaturas e pressões extremamente altas. À temperatura e pressão padrão (STP), o ferro é um sólido. No entanto, quando aquecido a temperaturas extremamente altas, pode se tornar um gás, conhecido como vapor de ferro. Isso normalmente ocorre apenas na atmosfera superior das estrelas ou em ambientes artificiais, como uma fornalha.
O ferro (Fe) vaporizará a cerca de 1535 °C (2795 °F) à pressão padrão, que é o ponto de ebulição do ferro metálico. Mas essa temperatura e pressão não são facilmente encontradas na Terra, então não é possível ver o ferro na forma gasosa em condições normais. No entanto, em alguns processos industriais, como a metalurgia, são atingidas temperaturas desta magnitude e podem causar a vaporização do ferro.

Como a química está relacionada com a Idade do Ferro?
Durante a Idade do Ferro, que durou aproximadamente de 1200 aC até o final do século I dC, o uso de ferro para ferramentas e armas tornou-se difundido em muitas culturas ao redor do mundo. A química do ferro envolve a extração de ferro do minério de ferro e seu refinamento em ferro metálico. O processo de extração de ferro do minério de ferro envolve o aquecimento do minério a uma temperatura elevada, geralmente em um alto-forno, para remover impurezas e produzir ferro-gusa. O refino adicional do ferro-gusa por meio de processos como pudlagem ou conversão de Bessemer era necessário para produzir ferro metálico de alta qualidade. As propriedades químicas do ferro, como sua resistência e custo relativamente baixo, o tornaram um material ideal para muitas aplicações durante a Idade do Ferro.

Textos

Rockstar e a origem do metal
– O ferro que veio do céu

Artigos

Elemento químico ´Ferro´
Miguel de Araújo Medeiros
Química Nova na Escola No3, agosto 2010

Tags: Orbital d