Recentemente foi anunciada a confirmação da síntese de dois novos elementos na tabela periódica, os de números atômicos 114 e 116.
Nos últimos anos apareceram indícios de que elementos de números atômicos 113, 114, 115, 116 e 118 tinham sido sintetizados artificialmente. Sendo que análises criteriosas dos resultados, conduzidas pela IUPAC (Union of Pure and Applied Chemistry) e IUPAP (International Union of Pure and Applied Physics), mostraram que apenas os elementos 114 e 116 possuem dados suficientes para a confirmação.
O crédito pelo trabalho vai para um trabalho conjunto de equipes de pesquisadores americanos do Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia, e do grupo russo Joint Institute for Nuclear Research, localizado em Dubna.
A próxima etapa será a escolha de um nome específico para estes elementos, substituindo os nomes provisórios de ununquádio para o elemento 114 e ununhéxio para o 116.
Assista no vídeo abaixo os comentários do Prof. Martyn Poliakoff sobre os novos elementos.
Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.
Texto e legenda escritos por luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.
Atualização (outubro de 2019): Atualmente o elemento 114 é conhecido como fleróvio, e o elemento 116 é conhecido como livermório.
Eu e minha mãe somos apaixonadas pela tabela periódica ,os elementos ,os metais,os ametais,os neutrons, os protóns.É bom termos ums site para consultar a tabela .
Boa tarde gostaria de confirma se os elementos citados acima já estão na tabela periódica pois ainda vejo tabelas com a ausência desses elementos abraços
Existem versões antigas da tabela periódica pela internet. Estamos com a versão mais atualizada (ou tentamos estar 🙂 ).