Sim, metais podem queimar! É só lembrar do clássico experimento de atear fogo em uma fita de magnésio metálico. O magnésio reage fortemente com o oxigênio do ar quando aquecido acima de uma certa temperatura.
Mas, como apagar um metal que está em chamas? A resposta é NÃO usar água, e também devemos evitar usar extintores de incêndio com CO2 (gás carbônico) em sua composição.
O motivo de evitar o uso da água ou CO2 é que vários metais reagem com a água ou CO2 quando estão em combustão! Ou seja, a água ou CO2 aumentarão o problema!
2 Mg + CO2 –> 2 MgO + C
Mg + 2H2O -> Mg(OH)2 + H2
No vídeo abaixo o Steve Mould, em uma participação especial no canal ‘The Royal Institution’, mostra os riscos do uso de água ou CO2 para tentar conter a queima do magnésio.
E qual seria o procedimento mais adequado para estas situações?
Uma resposta possível seria o uso do extintor de incêndio classe D. Mas por serem situações muito específicas é indicado consultar um engenheiro ou técnico em segurança para que se decida qual será o melhor equipamento e técnicas adequadas para cada caso.
Vídeo com legenda em português (Brasil).
Atenção! Nunca realize experimentos envolvendo a queima de metais sem uso de equipamento de proteção adequado. A situação pode rapidamente fugir de controle.
Texto e legenda escritos por luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.