Cl
Número atômico: 17
Peso atômico (massa atômica relativa): De 35,446 a 35,457 . Se você precisa de um valor único, indico que utilize 35,45.
Ponto de fusão: 171,6 K (-101,5 °C)
Ponto de ebulição: 239,11 K (-34,04 °C)
Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.
(vídeo antigo)
Áudio
Playlist – Cloro
Maiores produtores
China
Índia
Estados Unidos
Veja mais informações sobre reservas e produtores
Posição do cloro na tabela periódica
Como colecionar?
O cloro puro (Cl2) é tóxico e perigoso para se manipular. A saída é pegar água sanitária – que contém um pouco de hipoclorito de sódio (NaClO).
Origem do nome
Originado do grego ‘chloros‘, que significa amarelo esverdeado – por causa da cor característica do cloro gasoso.
Libras
Seleção de perguntas e respostas
Por que o gás cloro é tão perigoso?
O gás cloro é um gás tóxico amarelo-esverdeado com um odor forte e pungente. É usado principalmente como alvejante e desinfetante no tratamento de água, mas também em muitos processos industriais. Quando liberado no ar, o gás cloro pode se espalhar rapidamente e representar uma séria ameaça à saúde humana e ao meio ambiente.
A inalação de gás de cloro pode causar uma série de sintomas, desde irritação leve até dificuldade respiratória grave. O gás reage com os tecidos úmidos dos olhos, nariz e garganta, causando ardor e vermelhidão. A inalação pode causar tosse, respiração ofegante e falta de ar, bem como uma sensação de aperto no peito. Em casos mais graves, a inalação de gás cloro pode causar acúmulo de líquido nos pulmões, levando a uma condição conhecida como pneumonite química. Isso pode ser fatal e requer atenção médica imediata. Tenha muito cuidado!
O gás cloro também pode causar queimaduras químicas e danos aos olhos e à pele quando em contato. Em altas concentrações, o gás pode ser mortal, e mesmo níveis baixos de exposição podem causar efeitos de longo prazo à saúde, como problemas respiratórios e sistema imunológico enfraquecido.
No geral, o gás cloro é uma substância perigosa que deve ser manuseada com cuidado e equipamento de proteção adequado. Se você suspeitar de uma liberação de gás de cloro, é importante evacuar a área imediatamente e procurar atendimento médico se sentir algum sintoma.
Mais informações
– O cloro e a Primeira Guerra Mundial
– Existe o cloreto na tabela?
Artigos
– Elemento químico ´Cloro´
Eduardo Motta Alves Peixoto
Química Nova na Escola N° 17, maio/2003
cara não estou conseguindo colar a legenda por favor sera que tem como vc dar uma olhada,acredito que deve ter dado algum probleminha.
colar? A legenda não é para ser colada.
Para ativar a legenda clique no botão CC.
Ai que burro,….Dá zero prá ele,…
gostei moito do cloro da tabela piodica
moito kkkkkkkkkkkk