Número atômico: 58
Peso atômico (massa atômica relativa): 140,116(1)
Ponto de fusão: 1071 K (798 °C)
Ponto de ebulição: 3699 K (3424 °C)
Este vídeo possui legendas em português. Ative a exibição das legendas pelo player do YouTube.
Vídeo antigo
–
Período 6
Bloco f
A ‘pedra’ do isqueiro contém uma boa quantidade de cério em sua composição.
Em homenagem ao asteroide, Ceres, que por sua vez foi batizado em referência à deusa romana da agricultura.
Quais são alguns usos futuros potenciais para o cério que estão sendo pesquisados atualmente?
Existem vários usos futuros potenciais para o cério que estão sendo pesquisados, incluindo:
Cério como supercondutor: Os pesquisadores estão explorando o uso do cério como supercondutor em materiais supercondutores de alta temperatura, que têm o potencial de revolucionar o setor de energia, permitindo a transmissão e o armazenamento eficientes de eletricidade.
Cério em reatores nucleares: Verificou-se que o cério tem uma capacidade única de absorver e armazenar resíduos radioativos, tornando-o um potencial candidato para uso em reatores nucleares. Isso poderia ajudar a reduzir a quantidade de resíduos radioativos gerados por esses reatores e torná-los mais seguros para operar.
Cério na purificação de água: Verificou-se que o cério tem a capacidade de remover contaminantes nocivos da água, tornando-o um potencial candidato para uso em sistemas de purificação de água. Isso poderia ajudar a fornecer água potável para as comunidades carentes, especialmente nos países em desenvolvimento.
Cério no tratamento do câncer: Verificou-se que o cério possui propriedades anticancerígenas e está sendo pesquisado como um tratamento potencial para certos tipos de câncer. Os pesquisadores estão explorando como o cério pode ser usado para atingir e destruir as células cancerígenas, deixando as células saudáveis ilesas.