As antigas fotografias tinham muita química! Um bom exemplo disso são os haletos de prata. Esses compostos, formados quando íons de prata reagem com halogênios como cloreto, brometo e iodeto, são mais do que apenas resultados bonitos de experimentos — eles já foram essenciais para a tecnologia fotográfica e até para “fazer chover”.
Nos laboratórios, quando se mistura nitrato de prata com soluções contendo esses halogênios, a química acontece: formam-se precipitados de cores diferentes. O cloreto de prata cria um sólido branco, o brometo de prata gera um amarelo pálido, e o iodeto de prata dá um amarelo mais intenso. Essas reações acontecem rapidamente. O interessante é que, apesar de parecer apenas uma curiosidade de laboratório, o brometo de prata foi um grande protagonista dos filmes fotográficos.
E não para por aí: o iodeto de prata também tem seu papel no controle do clima. Em alguns lugares, ele é usado para “semear nuvens”, o que pode ajudar a provocar chuvas ou até evitar tempestades de granizo.
Professor Sir Martyn Poliakoff explica no vídeo abaixo esta fascinante química dos haletos de prata.
Vídeo com legenda em português. Ative a exibição da legenda pelo YouTube.
Texto e legenda escritos por luisholzle@unipampa.edu.br. Química (Licenciatura) – Universidade Federal do Pampa.