O mercúrio forma liga com vários metais, em um processo conhecido como amalgamação.
O canal NileRed fez uma impressionante demonstração da interação do elemento mercúrio com o alumínio metálico. Não foi fácil iniciar a amalgamação entre o mercúrio e o alumínio. O contato superficial entre os dois metais não foi o suficiente para iniciar o processo em uma velocidade adequada para o registro em vídeo (timelapse). Isso ocorre pela existência de uma fina camada de óxidos naturalmente formados sobre a placa de alumínio. Para remover um pouco dessa camada de óxidos o NileRed colocou uma gota de ácido clorídrico diluído no local onde seria então colocada a gota de mercúrio metálico.
Esquema da amalgamação
Veja no vídeo abaixo mais detalhes sobre a reação dos óxidos de alumínio com o ácido clorídrico e o impressionante resultado da amalgamação dos dois metais.
Vídeo com legenda em português. Clique aqui e aprenda como ativar a exibição.
É por isso que é proibido levar mercúrio em um avião. Um contato com os metais da fuselagem podem trazer problemas para a integridade da aeronave.
O experimento somente deve ser realizado com equipamento de proteção adequado e em local com exaustão dos vapores do mercúrio. Os resíduos devem ser tratados de forma apropriada e recuperados por profissional treinado. Jamais despeje resíduos de mercúrio diretamente no lixo ou esgoto.
Texto e legenda escritos por Prof. Dr. Luís Roberto Brudna Holzle ( luisbrudna@gmail.com ).
Leia também
– Lavando os olhos com mercúrio